Hoje, Dia Mundial das Abelhas a Mata instalou mais 5 colônias

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) instalou cinco novos abrigos para abelhas nativas sem ferrão no Meliponário (coleção de colmeias) da Mata de Santa Genebra. Com a inauguração, a Mata festeja o Dia Mundial das Abelhas, comemorado neste sábado, 20 de maio, e passa a contar, agora, com dez colônias. É possível visitar o local, que é aberto ao público. A sede da FJPO fica na Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo. 

Os abrigos integram o projeto “Campinas, cidade amiga das abelhas nativas”, idealizado para conscientizar e destacar a importância da conservação dos insetos polinizadores. As espécies das colônias recém-instaladas são jataí, mirim-droryana, tubuna, e mirim-guaçu.

No dia 30 de maio a FJPO vai inaugurar mais um abrigo para abelhas nativas no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, Rodovia Heitor Penteado, km 2. Também será inaugurado um abrigo no Bosque dos Jequitibás.

De acordo com Cidão Santos, presidente da Mata de Santa Genebra, a equipe de técnicos e biólogos da Mata está engajada, junto aos pesquisadores da Associação dos Meliponicultores do Estado de São Paulo (AmeSampa) e da Embrapa, a fazer este trabalho pioneiro no Brasil. “Os locais onde estão estes abrigos foram escolhidos de maneira estratégica, pois são áreas livres de agrotóxicos. Um dos pontos é o Paço Municipal, em frente ao Jequitibá Rosa, e na Lagoa do Taquaral”, disse.

O presidente da Mata também destaca que Campinas é protagonista no trabalho desenvolvido com as abelhas por ser uma das únicas cidades do estado de São Paulo a ter um meliponário municipal. “Somos referência no cuidado com as abelhas nativas. Muitas cidades brasileiras vêm seguindo Campinas – por isso digo que o município ajuda nossas abelhas no combate à extinção”, disse Santos.

Semana do Meio Ambiente

A Fundação José Pedro de Oliveira levará o tema das abelhas para a Semana do Meio Ambiente de Campinas – Semeia 2023, que ocorre de 28 de maio a 5 de junho em Campinas. O Seminário Abelhas Nativas – Manejo e Desafios à Conservação, ocorre no dia 31 de maio, quarta-feira, das 13h30 às 17h, no Salão Vermelho do Paço Municipal – Av. Anchieta, 200 – Centro. O prefeito Dário Saadi participará da mesa de abertura do seminário, que será aberto ao público. A programação inclui palestras com biólogos e pesquisadores especializados em abelhas nativas sem ferrão. Confira no link: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/semeia/noticias.

Educação ambiental

Cerca de 10 mil crianças já visitaram o Meliponário da Mata de Santa Genebra, desde que foi inaugurado em 2021. Toda semana, a FJPO recebe alunos de escolas públicas e particulares. Os estudantes têm aula de educação ambiental com o objetivo de adquirir conhecimento sobre a biodiversidade e despertar a consciência sobre a importância do meio ambiente.

Conheça a Mata

Para explorar as trilhas e belezas da Mata de Santa Genebra é preciso fazer inscrições:

. Visitas autoguiadas – os visitantes caminharão sem o acompanhamento de um condutor por roteiros pré-determinados. Atividade gratuita. Monitores estarão à disposição para esclarecimento de dúvida na sede da Fundação José Pedro de Oliveira. Inscrições no link: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-autoguiada

. Escolas públicas e entidades filantrópicas do município de Campinas poderão realizar o agendamento de visitas monitoradas gratuitas na ARIE Mata de Santa Genebra. Inscrições no link: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/escolas-publicas-e-entidades-filantropicas.

. condutor de visitantes para realizar visitas monitoradas nas trilhas da floresta – grupo será acompanhado por uma ou mais pessoas com formação específica para realizar atividades educativas. Serviço pago – valor deve ser combinado diretamente com o condutor. Inscrições no link: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/visita-monitorada-para-grupos.

fotos Eduardo Lopes

Deixe um comentário