Moradores querem ampliar debates em 6 regiões de Barão afetadas pelo PIDS

Cerca de 50 moradores reunidos na sede da Associação Pró Bairro nesta segunda 24/1 foram consensuais da necessidade de ampliação dos debates e propostas para a área do P.I.D.S. (Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável) que engloba a Unicamp e diversas outras empresas do entorno, além da área da Estancia Eudóxia até o Bosque das Palmeiras. A ampliação é para discussões nas 6 regiões de Barão que serão mais atingidas pelo PIDS e também ampliaçaõ para outros segmentos da sociedade, incluindo empresários.

Outro consenso é de que as propostas de mudança de zoneamento devem ser contrapostas a outras , incluindo a possibilidade de que parte da área – hoje no perímetro urbano – volte a ser rural.
Os moradores também querem questionar alguns pontos tidos como “inegociáveis” pela Prefeitura.
Nesta quinta 26/1 os moradores voltam a se reunir com a SEPLURB (Secretaria de Planejamento e Urbanismo) para debater e terminar a metodologia de como serão discutidos e decididos como serão os pontos Projeto de Lei que cria e estabelece o PIDS, e que será apresentado na Câmara.
Também haverá outra reunião – do HIDS (que é a parte do PIDS capitaneada pela expansão da Unicamp e por varias várias outras empresas da área ) que será dia 31/1 na sede do Projeto UniversIDADE da Unicamp.

“RELATO REUNIÃO DA COMUNIDADE DE BG SOBRE O PIDS – 23/01, ocorrida na sede da Pró-Bairro (por Wagner Romão)
Iniciamos a reunião com uma breve retrospectiva do que fizemos até o momento, com ênfase para a suspensão da audiência pública que ocorreria hoje (dia 24/01) e que encerraria a fase “participativa” do PIDS.
Abrimos para algumas falas para manifestações, posicionamentos, dúvidas.
Na sequência, fizemos uma exposição sobre nossa proposta de processo participativo. Lembro que esse era o motivo principal da reunião, uma vez que teremos nova reunião com a secretaria de planejamento e urbanismo na próxima quinta para continuar dialogando sobre o tema.
Também abrimos em seguida para falas sobre a participação e também tivemos muitas falas rememorando outras tentativas da prefeitura de “urbanização” de Barão Geraldo. Tivemos falas também com propostas de mobilização que precisamos amadurecer aqui no grupo.
Fiz uma fala a respeito de alguns pontos da contraproposta da prefeitura à nossa proposta de participação da comunidade de Barão em específico:
1 – manter a ideia de divisão de 6 regiões em Barão para termos mais participação descentralizada e também a ideia de 3 fases de oficinas regionais (informativa, apresentação e debate de proposta, decisão/votação);
2 – colocar como pontos a se debater alguns elementos que a prefeitura coloca como inegociáveis, como o veto a tipologia de habitação unifamiliar, densidade na ZC-PIDS etc;
3 – inclusão de outros segmentos (empresariado, outros grupos de interesse) por meio do diálogo com os conselhos como o CMDU, COMDEMA, COMDEPACC, Conselho de C&T, Conselho do HIDS e outros como saúde, educação, cultura etc.). Houve consenso em discutirmos com a prefeitura com base nesses pontos.
Também levantamos questões sobre o próprio conceito do PIDS que confronta com outras visões sobre ocupação de território de cidades e de áreas entre o rural e o urbano. E que isso precisa aparecer também no processo de debates. E que o ideal seria que ao menos parte dessa região retornasse ao status de área rural (e não de expansão urbana como está na legislação atual).
Combinamos de nos encontrarmos novamente na 2a reunião sobre o HIDS Unicamp, que está sendo chamada pela própria equipe do HIDS e que ocorrerá em 31/01, 16h, no Auditório da UniversIDADE, que se localiza na praça da reitoria da Unicamp. Como o horário não é o melhor, é muito importante que quem puder participar esteja lá.
Após a reunião com a prefeitura sobre o processo participativo, que ocorrerá na quinta 26/01, daremos um relato sobre como foi a prosa.
Wagner Romão”
o professor Wagner Romão uma das lideranças que discute o PIDS

Deixe um comentário