Biblioteca promove ‘Conversa com o Autor’ com historiador Warney Smith Silva

A Biblioteca Municipal Ernesto Manoel Zink promove neste sábado, dia 3 dezembro, às 14h30,  mais uma “Conversa com o Autor”. Esta edição do evento será com o historiador Warney Smith Silva, que falará sobre o livro “Barão Geraldo: a Luta pela Autonomia (1910-1960)”, da Editora Pontes, Campinas 2021. A Biblioteca Ernesto Manoel Zink fica na rua Benjamin Constant, 1633 ao lado do Paço Municipal. O evento é gratuito.

Na atividade, haverá apresentação de textos e fotos que resumem o trabalho do autor e um bate papo informal e pocket show com Bill Rodrigues & Amigos, além da venda de exemplares do livro.

Warney Smith Silva lançou este ano a segunda edição do livro “Barão Geraldo: a luta pela autonomia (1910-1960)” pela editora Pontes. O livro é resultado de uma pesquisa conduzida junto ao Centro de Memória – Unicamp, que faz uma recuperação das origens históricas da vila rural que surgiu ao lado da Estação Barão Geraldo, fundada em 1926 e que deu origem ao distrito.

O livro baseia-se em diversos acervos e fontes históricas da cidade como o Centro de Memória da Unicamp e a  Biblioteca Ernesto Zink, que contêm extensa bibliografia sobre a cidade de Campinas, desde o século 19, acervo, coleção de notícias de jornais de Campinas. Serviram de fonte para a pesquisa também, o Arquivo Público do Estado (ARQ-SP), da Prefeitura e da Câmara de Campinas, os arquivos da USP e da Unicamp e entrevistas com mais de 24 antigos moradores do distrito.

Segundo o autor, o objetivo do trabalho é investigar e levantar as origens e como se formou a vila rural que deu origem ao distrito de Barão Geraldo. Silva afirma que foi necessário superar as limitações de referências e dados inexistentes que terminam com o falecimento do Barão Geraldo, em 1907, e pulam para a fundação da Unicamp em 1966 (tentando o esquecimento da fatos fundamentais nesse período). “Também levantamos as fontes, referências e dados da população pioneira que formou o distrito e a identidade local, superando as concepções atuais de história local baseada em lendas e mitos”, ressalta Silva.

Maria Finetto

Serviço

Conversa com o autor”: Warney Smith Silva,

sobre o livro “Barão Geraldo a Luta pela Autonomia (1910-1960)

Quando: sábado, dia 3, às 14h30

Onde: Biblioteca Municipal Ernesto Manoel Zink – rua Benjamin Constant, 1633

ao lado do Paço Municipal

Entrada franca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s