Moradores de Barão querem um Jardim Botânico, um P.S. animal e ciclovias na área do PIDS/ HIDS

O JORNAL DE BARÃO realizou uma pesquisa em suas redes sociais e entrevistou quase 700 pessoas em Barão Geraldo sobre a nova área que substitui o antigo CIATEC e que a Unicamp e a Prefeitura estão projetando construir a partir de 2024. E apontou as principais propostas que moradores de Barão e estudantes moradores querem ver na nova área. E a construção de um Jardim Botânico (acrescido de algumas coisas como borboletários, apiários, meliponários e minhocários) é o que é mais desejado no HIDS para o público de Barão, Com 135 votos, quase 20%. Em segundo lugar ficou a proposta de um “Pronto Socorro para Animais Silvestres” com 87 votos (12%) e também a proposta “Muitas praças e Ciclovias com 77 votos (11%).

A enquete foi realizada entre junho e agosto em quatro grandes grupos do Facebook: no maior grupo Unicamp (70 mil integrantes), no grupo JORNAL DE BARÃO (13.000 integrantes), no grupo SOS Distrito de Barão (mais de 10.000 integrantes), assim como o nosso grupo Unicamp – Cidade Universitária (com 10.500. Nós preferimos o Facebook porque é o que mais atinge as pessoas em grupos.

Entre esses grupos, 685 pessoas responderam as 4 planilhas de nosso questionário apresentando algumas propostas já colocadas por vários moradores antes. E assim, somando as escolhas, tivemos o resultado abaixo.

Moradores reclamam da falta de esgotos na área, sobretudo do CNPEM e PUCCAMP

A proposta de que haja uma “Infraestrutura decente” ficou em 4º lugar com 62 votos ou 9% dos votos referindo-se mais especificamente à falta de infraestrutura de esgoto “encanado e tratado” nos prédios do CNPEM e da Puccamp. Porém, como sabemos trata-se de uma ampla área que sempre foi oficialmente rural até há poucos anos e provavelmente por isso a dificuldade econômica para desenvolver um gigantesco sistema de esgoto para toda a região. Provavelmente por isso que a SANASA também faça parte do projeto. Afinal irá ter que trabalhar forte e concentradamente nesta área inclusive para preservar o principal rio – Anhumas – além de outros (como o Palmeirinha, que desagua na lagoa de mesmo nome do Parque Ecológico) e outros como a da Lagoa da Unicamp (próximo ao H.C.) e a necessidade de construir uma estação de tratamento na região – que provavelmente deverá ter tecnologias mais avançadas , assunto de outra reportagem.

Agrofloresta, Museu a céu Aberto e Observatório

Outras propostas bastante interessantes para serem desenvolvidas no H.I.D.S. (totalmente condizentes com a proposta do BID, integradas – e necessárias ao desenvolvimento cientifico) e que já vem sendo desenvolvidas por grupos informais de moradores em Barão. Um “Museu a Céu Aberto” (com banners protegidos informando flashes da história de Barão e da Unicamp) foi o 5º mais votado com 55 votos provavelmente porque já existe e vem crescendo um movimento de moradores que quer preservar patrimônios materiais e imateriais de Barão Geraldo. E é importante porque, junto com o amplo desenvolvimento da área do HIDS e do PIDS, a duplicação de rodovias, o provável parcelamento das grandes fazendas, simplesmente a Barão Geraldo rural onde a Unicamp foi implantada desaparecerá. E o que sobrará? Portanto a necessidade de se informar e explicar aos futuros visitantes, moradores, turistas, alunos e às gerações futuras de moradores, como era e como se formou Barão Geraldo. (Notadamente a partir de sua principal raiz – o centrinho entre a “Estação Barão Geraldo” e a Capela de Santa Isabel, que hoje é uma agência do banco Santander)

Uma “Agrofloresta” é um conceito ambientalista já não muito recente de agricultura sustentável desenvolvida organicamente em meio à matas e florestas ou sem a derrubada delas. E em Barão Geraldo – e provavelmente diversas outras cidades – já existem algumas plantações particulares desenvolvidas junto ou dentro de grandes matas e que poderia ser desenvolvida em caráter experimental e científico junto à FEAGRI e EMBRAPA, por exemplo, que fazem parte do HIDS.

Também a proposta de construção de um “Observatório Estelar” (uma área longe e protegida de luzes e com acomodações ou infraestrutura mínima para observações com ou sem equipamentos) é bastante condizente com uma área de base científica e de desenvolvimento sustentável. Na área do HIDS já houve um “observatório nesse intuito , que foi o OBONU da Unicamp (Observatório a Olho Nu) onde atualmente é o Museu de Ciências e que era aberto à visitações.

OUTRAS PROPOSTAS: Centros de pesquisas

Por fim, com bem menos votos, foram propostas de que a Unicamp (ou um consórcio junto ao HIDS) desenvolva alguns Centros de Pesquisa: um Centro experimental de Produção de Canabidiol com 27 votos (devido à crescente necessidade desse produto para a Medicina brasileira), um centro de pesquisa em tratamento de Resíduos Orgânicos e Recicláveis com 20 votos (para avançar o desenvolvimento de processos, pesquisas e produtos nesse campo)e um Centro de Pesquisas Arqueológicas (14 votos) – que aliás já são desenvolvidas na Unicamp, mas sem um amplo local de pesquisa e treinamento. Também nesse ínterim, foram propostas uma “Praça de Acampamento” 15 votos (que seria bastante importante para visitantes temporários, turistas e pesquisadores). Também foram citadas a criação de um Centro de Pequisas em Turismo e Cultura Ambiental, (11 votos) de borboletários, minhocários, meliponários, centros de compostagem, etc e também uma “Fábrica agrícola para gerar mais empregos” ou uma “area para receber curriculos para conseguir emprego sem muita burocracia” ou uma “Faculdade de Tecnologia” (7 votos), e uma “praça de calistenia”, para desenvolvimento de exercícios fisicos. Também a proposta “instituição de pesquisa para produzir remédios mais baratos para a população“. teve 3 votos

SERÁ QUE SEREMOS ATENDIDOS ?

Nós do Jornal de Barão entregamos essa lista para alguns dos Gestores do HIDS e PIDS e aguardamos respostas sobre quais delas podem ser efetuadas . É fundamental o retorno dos gestores do HIDS sobre tais propostas

(AB)

O professor Mariano Laplane , um dos Coordenadores do HIDS , explicando o mapa

PROPOSTAS MAIS VOTADAS

1º) Jardim Botânico (poderia ser com Meliponários, Borboletários, Minhocários, Apiarios e outros polinizadores)            135 votos 

2º) Pronto Socorro de Animais Silvestres  87 votos

3º) Muitas Ciclovias e  Praças                         77 votos

4º)  Infraestrutura decente (CNPEM e PUCC não possuem esgoto encanado e tratado)         62 votos

5º) Museu a céu Aberto

(com História de Barão e da Unicamp)    55 votos

7º) Agrofloresta                                        54 votos

8º) Observatório Estelar (sem luzes mas

com segurança)     50 votos

9º) Centro Experimental de Produção de Canabidiol  (uso terapeutico)         27 votos

10º) Centro de Pesq. em Tratamento

de Orgânicos e Recicláveis           20 votos

11º) Apiários , Meliponários (criação de

abelhas) 17 votos

11º)  Praça de Acampamento                            15 votos

12º) Centro de Pesquisas Arqueológicas          14 votos

13º) Borboletários e Minhocários    8 votos

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s