Cavalgada quer preservar caráter rural de Barão e ser uma nova opção de lazer

A 4a Cavalgada de Barão Geraldo foi realizada com sucesso domingo passado 21/10, com cerca de 40 cavalos, 12 charretes e vários carros das famílias de cavaleiros.  Embora tenha sido menor, com a falta da Comitiva Tô Largado (que realizou uma festa das crianças em Sumaré) e por vários motivos (eleições, falta de apoio da prefeitura, patrocínio etc) a 4ª Cavalgada foi sendo completada ao longo do caminho e levou mais de 600 participantes ao destino final – o Rancho da Figueira em Betel – que estava sendo inaugurada naquele dia com um grande churrasco de costela assado no chão. O evento teve o apoio da EMDEC com dois motoqueiros que iam abrindo e marcando o tráfego para os cavalos. (VEJA FOTOS ABAIXO)

A concentração começou às 8:30 na Praça Durval Páttaro onde, em pouco tempo, se juntaram cavaleiros, charreteiros e varias camionetes algumas trazendo cavalos. A maioria procurou as árvores para amarrar os cavalos e desatrelar das charretes. Vários cavalos eram machos não castrados e não conseguiam ficar parados. Haviam também muitas crianças. Vários cavaleiros trouxeram suas esposas e filhos   Com a chegada da EMDEC passaram a acertar detalhes e ficaram esperando outros cavaleiros chegare ainda ha tempo. Várias pessoas, moradores  e vizinhos vieram ver os cavalos.

A Cavalgada saiu da Praça às 10h e foi ate o Bar Santa Genebra de la foram pela Luis Vicentim entraram na Vila Independência subindo até o Balão do Independência. De lá subiram a rua Eduardo Pereira de Almeida e desceram a rua Antônio Marcos e chegaram na divisa com a Mata Santa Genebra onde pegaram a estrada que margeia a Mata até a estrada do Montagner (rua José Bonome) e de lá até o Rancho da Figueira

Participaram da Cavalgada várias comitivas como a do Miguel , do Bosque das Palmeiras, a Comitiva Lazarentão, a do Rancho LM, a Comitiva Vira Latas, cavaleiros do Rancho de Lúcia Lucena (proximo ao Solar de Campinas), Comitiva do Barão e da Comitiva Rancho dos Amigos do  organizador Daniel Pereira.

A Comitiva Vira Latas, do Village veio na maioria em charretes puxadas por seus garanhões de corrida em cinco charretes e algumas “celas” (i.e., cavalos avulsos)

A comitiva do Rancho LM  de Luis Carlos, veio com 5 cavalos e 1 charrete

Da Comitiva Lazarentão, da rua José Pugliesi do Guará, veio só com 2 cavalos dessa vez como disse Fábio Souza Arantes. E das Comitivas Rancho dos Amigos – ou próximas vieram Leo montado em cela e Anderson de charrete  (ambos da Vila Holandia) e Ademar do Real Parque veio de charrete.

A 4ª Cavalgada teve o apoio na divulgação de Adriana Manicure, Bar do Jair,  Boteco do Jô, Caludo, Campo Verde, Drinks Silva, Elite Ar Condicionado automotivo, Ferro Nutri,  Nutrição Animal,  Habemus Viagens, New Lawndry, Oficina do Corpo, R.A. Terraplanagem, Raspadora RP,  Salão Santa Isabel, Serralheria Coelho, Stop Car Lava Jato,  e do Jornal de Barão

Para um dos organizadores, o empresário Daniel Pereira , a Cavalgada foi bastante positiva e ele ja pensa em começar a organizar a próxima, para sair ainda melhor. O projeto é pra se ter um evento anual, que rode dentro de Barão inteiro, com o apoio da Prefeitura através da EMDEC, Departamento de Urbanismo, Secretaria de Cultura, de Turismo, do SAMU, da Guarda Municipal ou da PM e até da Paróquia Santa Isabel. 

“A Cavalgada é um evento cultural  importante, porque retoma um cotidiano do passado  que as pessoas, os moradores não tem mais.  É uma tradição  brasileira muito antiga em todo o pais e é  belíssimo pra quem vê! Muitos moradores antigos tem saudades de ver os animais, as charretes que atualmente só vivem longe. Conheço senhoras, já avós, que vem me perguntar quando haverá um passeio porque querem mostrar para os netos o que ela viveu na juventude” –  disse Daniel . Outras pessoas perguntam se tem como alugar um cavalo, levar o filho para um passeio de cavalo ou charrete pra dar um passeio 

Fotos do Fotógrafo Edvaldo Marucca e do Jornal de Barão

DSCF4295

DSCF4322

Jpeg

INAUGURADO O RANCHO DA FIGUEIRA

A Cavalgada foi idealizada para seguir até o Rancho da Figueira, que fica na Rodovia Zeferino Vaz, Km 106,5 ao lado do Pesqueiro Bonanza em Betel . Trata-se de um  novo espaço cultural  sertanejo, organizado pelo empresário Kleber Alborgueti, e que tem um amplo espaço para cavalos e para os carros.

Mais de 600 pessoas de todas as idades, amigos e parentes,  participaram da festa. A maioria de Paulínia e Barão Geraldo. Os cavaleiros que chegaram à rua Jose Bonome  (que vai para o Montagner ) iriam passar por trás da empresa Arneg e do Pesqueiro Bonanza para atingir a Zeferino e vir pelo acostamento. No entanto o caminho estava fechado e eles seguiram no sentido inverso. (Indo pela margem até ano sentido Campinas e subindo pelas laterais ate encontrar o Rancho.

Quando chegaram já haviam mais de 100 pessoas no show do sanfoneiro Robson Brasil e o almoço prontinho e sendo servido.

O Espaço tem  um salão para danças  e serviço de bar, uma área para serviço de alimentação  (bebidas, almoço e churrasco) e uma extensa área de lazer em torno de uma gigantesca figueira, com mesas e cadeiras. E no dia da inauguração – para recepcionar as famílias dos cavaleiros e convidados – havia também um parquinho para as crianças . Mas elas também improvisavam as brincadeiras em cipós da Figueira, , um monte de areia e com os próprios cavalos estacionados ao lado.

A festa de inauguração rolou ate à noite  com shows de Márcio Rocha e Robson Brasil  , mas muitos cavaleiros foram embora logo após o almoço . Havia também a comemoração de uma festa de aniversário muita diversão.

Segundo Kleber, o Rancho da Figueira vai oferecer shows todos os finais de semana com música ao vivo bailão , comidas e bebidas e vários ambientes para muita diversão .

Fotos de Kleber Alborgueti

Jpeg

44878576_109959536667282_8444762279328612352_n

44883293_109959160000653_5348041629997465600_n

44884504_109958833334019_7929974298163281920_n

44837910_109969816666254_7176963378944933888_n

44920400_109972019999367_4955384050371002368_n

44939938_109979693331933_8922972480755204096_n

Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

Extraterrestres

Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana

CAMPINAS EM FOCO

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNAL de BARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

homofobiamata.wordpress.com/

Quem a homotransfobia matou hoje?

Centro Cultural Casarão Campinas

Blog sobre eventos e acontecimentos no Centro Cultural Casarão em Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: