HOJE É O DIA DO HOMEM PORQUE É UM DIA URGENTE E MUITO NECESSÁRIO (editorial)

É sintomático que o ator que fez um personagem de significação histórica como Super Man tenha declarado essa semana que não paquera por não querer se chamado de “estuprador”. Essa semana também tivemos noticias opostas: Um grande grupo de homens salvaram um time de meninos (homens) presos em uma caverna. Também sabemos que em em 2017 foram assassinados mais de 54.000 homens no Brasil Isto é, bem mais que 90% das vitimas de violência e que as prisões aumentaram sua população quase que totalmente masculina em 154%. Isso sem falar nos diversos casos de homicídios, estupros, abusos de crianças, agressões (e idosos agredidos) etc. Enfim os Homens são Heróis ou assassinos? Poderosos ou fracos? Mais fortes ou mais frageis? Violentos ou violentados? Decadência ou crise?
Desde a proposta de uma certa Ordem Nacional dos Escritores de se criar esse dia em 1992, o Dia do Homem nunca teve quase nenhuma lembrança ou adesão. Ela so foi relembrada após a criação de um Dia Internacional do Homem em 19 de novembro de 1999 em países da Oceania e varios outros. Até nisso , o mundo dos homens é de disputa e às vezes até agressões sem sentido – ao contrario do Dia Internacional das Mulheres criado por consenso no dia 8 de Março desde os anos 1950 e hoje quase feriado. .
De início a data de 15 de Julho era uma homenagem à chegada do homem à Lua (portanto se referia a Homem como raça e não como gênero), e defendia a importância da campanhas aos homens para cuidarem de sua saúde. Mas com o movimento internacional pelo dia 19 de novembro – o Dia do Homem passou a ter importância para o movimento masculinista no início dos anos 2000 e impôs esse debate que não foi aceito, inclusive por causa dos vários dias políticos importantes ao redor de 19 de novembro. E isso acabou entrando na divisão que ocorreu no pais apos 2010 e colocando os próprios homens em lados opostos. Há uma minoria que é contra sua instituição . Nós achamos FUNDAMENTAL E NECESSÁRIA, JUSTAMENTE para que haja reflexão, discussão, união e congraçamento. Nem celebração , nem comemoração. Não e dia pra dar presentes ou tratar da próstata. Mas para se pensar.
Nos ultimos dias vimos diversos homens – inclusive um dos maiores milionarios do planeta e varios da Australia que salvaram um time de meninos de morrerem em uma caverna. Ha também inumeros casos de heroismo entre policiais e bombeiros – sem falar na imensa maioria de pais pobres que mantem suas familias com um minimo possivel. Porém é INEGAVEL que os homens são absolutamente os maiores agressores e produtores de violencia – sobretudo contra outros homens – (mas tambem contra mulheres, crianças, animais, natureza, etnias cores de pele, sexo religião, etc.) Por outro lado, absolutamente também são, indiscutivelmente, as maiores vitimas da violência. Dessa maneira , é EVIDENTE que , se queremos reduzir a violência (nem pensar em acabar, que seria o ideal) , o objetivo é reduzi-la ENTRE OS HOMENS! em primeiro lugar! A luta tem que ser contra a violência em si. E Quem mais senão os proprios homens para fazerem isso? Por isso é urgente também o apoio das mulheres nisso.
Sabemos também que há uma urgente necessidade de rediscussão e redefinição de papeis. Primeiro que aos homens não cabe mais somente o papel de guerreiros, de “protetores físicos da patria” e combate com “inimigos” Pois cada vez mais as mulheres estão nas Forças Armadas e policias. (Sem falar na homossexualidade nesse meio defendida recentemente por policiais em São Paulo) Também as mulheres são cada vez mais entre as criminosas. Segundo que o cuidado da casa e dos filhos não e mais somente “papel” das mulheres, assim como não cabe só aos homens a manutenção e “prover” todas as necessidades da familia. Agora cabe a ambos. Isso significa mudança de anos em aposentadorias, preços em casas noturnas, pensões, guardas criações, salarios , paternidade e muitas outras coisas. E na questão sexual atualmente se sabe que a homossexualidade não mais se contrapõe à masculinidade. A absoluta maioria dos homens homossexuais exigem respeito à sua condição masculina São HOMENS independente de seu sexo. Além da própria condição humana Homens são homens , não animais e portanto não são “machos” E cada vez mais homens não aceitam mais serem chamados de “machos”. Ai trata-se da questão humana.
Enfim, para não alongar mais , consideramos o dia absoluta e urgentemente necessario PARA SE PROMOVER TAIS DEBATES Visando a UNIÂO dos homens na busca de um novo paradigma e de um novo padrão. Existe ainda apenas um padrão de comportamento obrigatorio aos homens? Não seria importante a necessidade dos proprios homens se libertarem de suas prisões (ou “opressões”) no caso da necessidade da violencia? e da necessidade de se unirem não pelas mulheres MAS PARA MELHORAR A VIDA DE SI PROPRIOS?
A questão NÂO E SEXUAL e não se refere às mulheres . Mas ao respeito e apoio mútuo, mesmo mantendo as MILHARES de diferenças entre os homens! Não e necessário aos homens o fim das disputas entre os homens? Por isso a necessidade de REFLEXÂO que deve ser conjunta e coletiva entre os homens sem comemorações e celebrações. Mas com congraçamento e seriedade. e porque não com humor. Desde que com a consciência dos preconceitos que os homens sofrem , mas também e principalmente dos preconceitos que eles tem não apenas contra a politica e politicos , contra mulheres, contra cor da pele, sexo religião, lugar de origem e condição social contra animais , crianças, idosos, e preservação da natureza. mas também contra si proprios
Homens : Unam-se e se repensem!
maxresdefault
Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

CAMPINAS EM FOCO

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNAL de BARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

Centro Cultural Casarão Campinas

Blog sobre eventos e acontecimentos no Centro Cultural Casarão em Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: