Começa a Festa da Padroeira Santa Isabel que terá “procissão luminosa”

COM GRANDE BINGO NO DIA DE SÃO JOÃO!

Começa neste final de semana a maior e mais tradicional festa de Barão Geraldo – a Festa da Padroeira Santa Isabel, que já é realizada ha mais de 100 anos. Este ano a Festa irá fortalecer a dimensão religiosa de louvor à Santa Isabel, realizando um Tríduo de missas à padroeira, nos dias que antecedem o seu dia, 4 de julho, o ponto alto da festa, quando acontecerá a bela e tradicional “Procissão Luminosa” pelas ruas de Barão, que dessa vez será realizada à noite, seguida da Missa em homenagem à Santa.

Mas em todos os finais de semana de Junho será realizada a quermesse no Salão Comunitário, à moda das antigas festas juninas, isto é: compra de fichas para gastar nas barracas da festa: com barracas de bebidas (vinho quente, quentão, sucos, etc.) e de comidas (cachorro quente, lingüiça, pernil, batata frita, yakssoba, espetinhos, pizzas, milho, batata doce, etc) e o “Espaço Kids” com muitas brincadeiras e diversões com as crianças. E ao mesmo tempo serão realizados bingos e shows (veja abaixo) aos participantes num ambiente familiar, alegre, aconchegante e que é o foco principal da festa. Segundo o pároco de Barão, Monsenhor Roberto Fransolin, a festa não tem fins lucrativos e sua renda é para as obras sociais da comunidade: O objetivo é “Fazer com que o povo baronense e os demais que nos visitam, possam desfrutar desse ambiente, onde familiares e amigos possam reestreitar vínculos de amizade e comunhão”.

Festança no São João com prêmios!

Outro  ponto alto da Festa será o dia de São João,  o domingo de 24 de junho,  quando a festa será iniciada às 12 horas com o tradicional “Nhoque da Padroeira” seguido do tradicional “Bingão”, quando serão sorteados R$ 11.000,00 em prêmios  e mais uma viagem para Natal com acompanhante.

Além disso haverá shows em todos os outros finais de semana.  Neste domingo dia 10 o show fica a cargo do Grupo de samba Aviso Prévio levando muito samba e alegria à partir das 19:30hs.

No sábado 16 o show está a cargo da dupla Lucas e Luan e no domingo com a dupla Lucas e Paris.

No sábado  23 será a vez do cantor Henrique Menezes que canta nesta sexta, dia 8, com Marilia Mendonça e Anitta Na Festa de Peão em Americana.

No último sábado da festa, dia 30, será a vez do grupo Raízes de Barão  vai animar o Salão Comunitário com os clássicos da música sertaneja e no domingo , dia 1º de julho, o Trio Acordeon encerra a programação artística da Festa

Uma História de abnegação familiar

 

A Festa da Padroeira Santa Isabel agora é parte do calendário oficial da Prefeitura de Campinas por decreto aprovado por unanimidade e louvor na Câmara  e sancionada pelo prefeito Jonas Donizete em março passado. Segundo o trabalho de vários historiadores, a festa é realizada desde o início do século XX, embora não se tenha uma comprovação oficial de seu início. Acredita-se que foi iniciada a partir da construção da antiga Capela de Santa Isabel da Fazenda Rio das Pedras, como contaram vários antigos paroquianos. Mas não se sabe a data. O historiador Warney Smith, que pesquisa a história de Barão Geraldo, propõe como documento a primeira provisão de missas da capela, em 1910, por Don João Nery. Ambos também são atos de abnegação em prol dos pioneiros (primeiros moradores) de Barão.

Mas o Monsenhor Roberto prefere deixar essa questão para o ano que vem: Segundo ele, a Festa de Santa Isabel desde há muito vem sendo organizada, montada e celebrada pelos fiéis. E é graças à generosidade desses homens e mulheres, cristãos de boa vontade, que ela vem sendo ininterruptamente celebrada. E por isso ele quer homenagear algumas delas: “Por largos anos (e ultimamente), a Paróquia contou com a dedicação de duas mulheres que lideraram a festa. as baronenses Isabel e Dulce. Sem as convicções e garra delas, unidas à generosidade de outros(as) tantos(as)quiçá, a festa teria perdido seu brilho.” – disse Fransolin.

A Festa da Padroeira Santa Isabel não tem fins lucrativos e está sendo organizada sob a liderança do “Conselho Econômico Paroquial”, que é formado por um grande grupo de moradores voluntários abnegados, “sob a proteção de Santa Isabel” segundo informou o monsenhor Fransolin: “Cremos firmemente que nossa comunhão com Deus, sob os olhares de Santa Isabel, se manifestará também neste ano, graças à boa vontade de todos, numa harmoniosa festa”

A festa tem o apoio da Belmari Confecções, Germânica automóveis, Marmoraria Nª Sª Aparecida, Libano Imóveis, Pastelaria Brasil, e várias outras empresas.

13435549_1754207748190821_7414918426867098052_n

Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

Extraterrestres

Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana

CAMPINAS EM FOCO

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNAL de BARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

homofobiamata.wordpress.com/

Quem a homotransfobia matou hoje?

Centro Cultural Casarão Campinas

Blog sobre eventos e acontecimentos no Centro Cultural Casarão em Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: