Village consegue iluminação e luta por mais segurança

Moradores lutam por mais segurança e contra o abandono

Além do desprezo e do abandono por Campinas, os moradores do bairro Village Campinas estão assustadíssimos com a ampliação da violência e resolveram lutar por mais segurança e iluminação. De agosto a novembro houve pelo menos 3 assaltos e 3 sequestros relâmpagos. Um deles foi próximo à rua Antônio Morato de Carvalho que margeia a Fazenda Santa Paula e por isso solicitaram a iluminação URGENTE dessa rua (que já está sendo feita pela CPFL). E já no último dia 20 a CPFL já colocou os postes e ambas as ruas que não tinham iluminação já estão iluminadas.
Como informa a AMPROVIC (Associação dos Moradores e Proprietários do Village Campinas), após esses vários crimes e ocorrências, alguns que já participavam do CONSEG (conselho de Segurança) Barão Geraldo, protocolaram a entrega de um relatório ao novo capitão da 3a BPM de Barão, Fábio Caires Fernandes, apontando estes relatos e levantaram também a questão da iluminação das vias, que também é um caso também de segurança pública e que não estava contemplada no relatório.

SUBPREFEITO PROPÔS ABAIXO ASSINADO
Presente na reunião do CONSEG Barão, o sub-prefeito Donizetti Gomes pediu que os moradores do Village fizessem  um abaixo-assinado, solicitando a iluminação destas vias e também se comprometeu a tentar conseguir a iluminação. E parece que conseguiu. Pois a CPFL já esteve nas ruas do Village trocando a iluminação por lâmpadas mais fortes e queimadas . 
Conforme a diretora da AMPROVIC a CPFL também implantou nova  iluminação no início da avenida. dr. Múcio D. Murgel, ao lado da Escola Dora Kanso e também na rua . “Acredito que nossa movimentação na reunião do CONSEG funcionou.” – disse ela. 

 

VILLAGE VAI TER “VIZINHANÇA SOLIDÁRIA”

Segundo a diretora da AMPROVIC, Cíntia Baldrighi, na reunião o capitão da PM voltou a fortalecer a implantação do programa Vizinhança Solidária que já vem sendo proposto e auxiliado pela PM em todo o Estado de São Paulo, e já está em implantação no Village. “Estamos também organizando a implantação do programa “Vizinhança Solidária” no Village, junto com o CONSEG. Já temos 16 pessoas inscritas e o tutor do núcleo eleito no dia 25. Que receberá mais orientações do CONSEG para a implantação. O tutor do grupo será o principal elo de comunicação com a polícia e ajudará na implementação do programa no bairro bem como a organização do grupo”. Em contato com o Conseg, a AMPROVIC viu a possibilidade de colocar em prática o programa vizinhança solidária, que já vinha sendo discutido entre moradores, segundo o Capitão Caires, o programa tem proporcionado melhoria na vigilância e segurança de bairros pois possibilita maior contato com a Policia Militar e maior envolvimento dos moradores. O Capitão também pediu para que sempre se registrasse as ocorrências a cada fato justamente para possibilitar conhecimento e maior logística e distribuição dos agentes.

O programa reforça a necessidade de se criar uma rede colaborativa entre vizinhos para a prevenção primaria como forma de combater a criminalidade. O vizinhança solidaria fortalece o vínculo entre polícia e o cidadão criando uma relação de confiança, melhorando a comunicação e organização entre ambos, permitindo assim ações mais inteligentes para prevenção e combate ao crime.

Conforme lembrou o morador Matheus Vieira de Luca, também diretor da Amprovic, já em reuniões anteriores do Conseg foi observado que muitos dos crimes que ocorreram no bairro nos últimos anos não foram registrados; “Isso é um fato preocupante, considerando que para uma ação policial mais efetiva é fundamental que os moradores registrem as ocorrências. Por isso a Amprovic reforça a importância de registrar qualquer ocorrência ou caso suspeito junto a polícia”. Por isso, conforme Matheus, a AMPROVIC está solicitando aos moradores que no caso de qualquer ocorrência, que façam boletim de ocorrência, visto que ele é fundamental para que o bairro entre no planejamento logístico da PM para ser mais policiado.

MORADORES RECLAMAM DO ABANDONO DAS PRAÇAS E NASCENTES 

Além do pedido de iluminação, os moradores do Village também estão reclamando do abandono do bairro pela prefeitura e estão convocando os moradores a protocolarem pedidos de limpeza das praças pelo 156. 
Assim como as matas ciliares de algumas nascentes e mananciais, como informou o morador Danilo. Segundo a AMPROVIC, as praças estão com mato muito alto, algumas sendo usadas  indevidamente  como depósito de lixo, o que foi agravado com a interrupção do serviço de cata-treco no bairro.
A Associação vem solicitando a todos que colaborem, não jogando lixo, participando de mutirões de limpeza e também denunciando mau uso por alguns. Mas conforme a moradora e membro da associação Ana Cláudia dos Santos, a situação em que estão as praças dificulta até a realização de mutirões de limpeza pelos próprios moradores pois, além da mão de obra dos voluntários, precisariam de vários equipamentos, veículos, e de máquinas para o corte:
Mas conforme a diretora Ana Cláudia dos Santos, a situação em que estão as praças acabam tornando difícil até a realização de mutirões de limpeza pelos próprios moradores, pois precisariam além de moradores com tempo livre, também de vários equipamentos, veículos e também de máquinas para o corte.
“Sabemos que a responsabilidade pela manutenção das praças é do poder público, mas nós também podemos fazer nossa parte, afinal o ambiente é coletivo e merece ser tratado com carinho e respeito.” – disse Ana Claudia. Ela ainda lembra que a Associação, junto com outras instituições, segue fazendo o trabalho de conscientização dos moradores, mas cabe à Prefeitura (através da Subprefeitura), manter a infraestrutura do bairro (limpeza de praças, condições das ruas, etc) em ordem.Conforme a moradora, a Associação encaminhará um ofício com os números de protocolos e fotos das praças ao Conseg, relatando este problema. A intenção é conseguir apoio do conselho, uma vez que o assunto também é relativo à segurança dos moradores. (JSS)

 
   
23561697_1665172946835201_9056907835604248039_n.jpg
23794948_1752203934829740_3190408806410590334_n

Foto Geraldo Camargo

Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

Extraterrestres

Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana > Seja bem vindo ao Site Extraterrestres - Volte Sempre

CAMPINAS NOSTÁLGICA

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNAL de BARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

Homofobia Mata

Quem a homotransfobia matou hoje?

%d blogueiros gostam disto: