Domingo IAC realiza a Corrida e Caminhada do Café do IAC na Fazenda Santa Elisa

A Corrida e Caminhada do Café, parte da programação do “Campinas Café Festival”,  será realizada  neste domingo(19-11), dessa vez na Fazenda Santa Elisa do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). A largada será a partir das 8h30, com percurso de 6 km, passando pelos principais pontos do local. E dividida em 3 categorias, além da Caminhada:  Masculino, Feminino de 16 a 59 anos e também Infantil e para idosos. Quem cuida dessa parte é a equipe de estudantes da FEF UNICAMP (faculdade de educação fisica).  Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados na corrida geral – masculino e feminino – e com medalhões os três primeiros colocados de cada categoria – também masculino e feminino – em cada uma das faixas etárias.

E além do passeio e da “competição ” os participantes vão conhecer um pouco da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, como o Centro de Café Alcides Carvalho e as plantações experimentais de café do IAC que existe desde 8 de fevereiro de 1892, quando foi instalado o campo de demonstração na então ‘Chácara Santa Elisa’ doada pelo Barão Gerado de Rezende. A organização é do Instituto Jerusalem do Brasil As inscrições são pela Corpus Eventos até dia 17-11 e custa  de R$ 42,00 para crianças e idosos, e para a caminhada, e R$ 85 para adultos de 16 a 59 anos  mais taxa de administração de 5,00 em todos os casos.  (VEJA ABAIXO COMO FAZER INSCRIÇÕES ABAIXO E NO SITE )  www.corpuseventos.com.br. As crianças de cinco a dez anos também podem participar da Corrida Kids, que terá, no máximo, 50 participantes.

Segundo o promotor do Campinas Café Festival, professor Ali El-Khatib, presidente do Instituto Jerusalém, o evento tem como objetivo mostrar o trabalho do IAC e outras entidades (como a FEAGRI Unicamp), para a pesquisa e desenvolvimento do segmento cafeeiro no Brasil. “O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. O café é um alimento saudável, consumido pela maioria dos brasileiros. E por isso a corrida tem como tema o Café. O aroma do conhecimento e o sabor da felicidade”. -disse Ali.  Ele acrescenta que há 36 anos divulga através de eventos a cultura árabe no Brasil, que tem no café um dos seus expoentes. Mas a corrida não tem premiação em dinheiro. apenas trofeus e medalhas.

O percurso de 6km percorre os lugares, equipamentose paisagens  históricas da fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do IAC. Segundo a organização, a fazenda tem 692 hectares e 14 quilômetros de divisas e abriga sete centros de pesquisas do IAC – Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais. Os prédios de pesquisas, administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas. As primeiras águas do ribeirão Colombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

CONCEIÇÃO GEREMIAS É A MADRINHA DA CORRIDA

2569_Conceicao_Geremias_Credito_RonconGraça-ComunicaçõesAli El-Khatib convidou a atleta olímpica Conceição Geremias, pentacampeã do heptatlo, como madrinha do evento por ela ter nascido na Fazenda Santa Elisa, onde aos 13 anos começou a dar os primeiros passos no esporte. Sexta filha de uma família de oito irmãos, Conceição Geremias recorda-se que morou com os pais na histórica Fazenda Santa Elisa até por volta de 1977. Mas ficou famosa depois de conquistar a medalha de ouro no heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de 1983 em Caracas.

O Campinas Café Festival é um evento idealizado pelo Instituto Jerusalém do Brasil, com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp e o SESC-Campinas, com o apoio do Instituto Agronômico de Campinas, SEBRAE, SENAC, da Prefeitura Municipal de Campinas, CIATEC, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Agência de Notícias Brasil Árabe, Rede Bandeirantes de Comunicação, CATI, ABIC, Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, e ACIC entre outros.

14332990_10205588679871373_4842275803841063130_n

14333781_10205588716712294_1690914904296293351_n

14329900_10205588751513164_7864787517011063628_n

http://corpuseventos.com.br/corrida/index.php?view=details&id=317%3A2%C2%AA+Corrida+do+Caf%C3%A9&pop=1&tmpl=component&option=com_eventlist&Itemid=87

A Corrida é realizada pelo Instituto Jerusalém do Brasil e Campinas Café Festival e conta com a participação do IAC, Unicamp, Prefeitura de Campinas – Secretaria de Esportes e Lazer eacademia Corpus. Apoiam a iniciativa a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Ceasa-Campinas-Banco Municipal de Alimentos, Ciesp-Campinas, Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Confraria da Gastronomia e Amigos, Joe&Leo’s e Landel, Higa Atacado, Sesi e Açaí Mil & Ross.

Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

CAMPINAS EM FOCO

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNAL de BARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

Centro Cultural Casarão Campinas

Blog sobre eventos e acontecimentos no Centro Cultural Casarão em Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: