Unicamp comemora recorde de inscritos para vagas em 2018. Quase 84.000

A Unicamp está comemorando seu recorde institucional de inscritos para o vestibular 83.779 inscritos. Segundo a CONVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares) foram dez mil inscritos a mais que no ano passado, quando a Unicamp recebeu 73.498 inscrições para o vestibular com um aumento . O aumento em relação ao ano anterior é de 14%. O maior número de candidatos havia sido registrado no Vestibular Unicamp 2016, quando 77.768 candidatos se inscreveram. De acordo com a Comvest, o aumento está relacionado com a ampliação das provas para quatro novas cidades (Belo Horizonte, Fortaleza, Indaiatuba e Valinhos), além do crescimento do número de candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição registrado esse ano, que também foi recorde (8.650 inscritos isentos).

Não acreditamos muito que  as mudanças em rankings internacionais  tenha influido nisso  como divulgou a Convest que intensificou sua divulgação para mais capitais pela Comvest nos últimos meses, com ações como visitas às escolas, palestras, participação em feiras e a ampliação do Encontro com Professores do Ensino Médio. E busca sua internacionalização. Ao nosso ver, a crise econômica TAMBÈM é um dos fatores mais fortes que fazem muitos alunos tentarem se refugiar na vida acadêmica subsidiada – o que é extremamente necessário ao nosso ver, não apenas para os alunos, mas para a sociedade.

No Vestibular Unicamp 2018, os candidatos disputarão 3.340 vagas distribuídas em 70 cursos de graduação da Unicamp. A relação de candidatos por vaga (c/v) passou de 22 para 25 nesta edição. A tabela completa está na página eletrônica da Comvest, assim como o total de inscritos por cidade de prova. Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 27 de outubro, também em sua página na internet.

primeira fase será realizada no dia 19 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (no período de 11 a 18 de setembro – Etapa I e de 15 a 16 de outubro – Etapa II). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 22 a 25 de janeiro de 2018.

Poucas Mudanças

Como sempre Medicina, Arquitetura, e nas humanas Midialogia e História  são as mais disputadas -e elitizadas.  O que cresceu puco mais foi Biologia  Medicina, com 279 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (97,6 c/v); Ciências Biológicas – Integral (51,76 c/v); Comunicação Social-Midialogia (48,5 c/v); Engenharia Química – Integral (34,8 c/v ); Odontologia (32 c/v); História (31,8 c/v); Engenharia Civil (31,7 c/v); Engenharia de Produção (31,6 c/v) e Artes Cênicas (31,5 c/v).

Também as cotas e formulas para inclusão social pouco mudou O percentual de candidatos oriundos de escolas da rede pública é de 30,7%, contra 30,2% no ano passado. Já o percentual de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (de acordo com a nomenclatura utilizada pelo IBGE), passou de 20,3% no ano anterior para 22,4% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2018.
Inscritos – comparativo Vestibular 2017/ Vestibular 2018

2017 2018
Escola pública 30,2% 30,7%
Pretos, pardos ou indígenas 20,3% 22,4%

21753374_473675049673848_4976401010000174957_o

foto de divulgação da Unicamp

Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

Extraterrestres

Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana

CAMPINAS EM FOCO

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNAL de BARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

homofobiamata.wordpress.com/

Quem a homotransfobia matou hoje?

Centro Cultural Casarão Campinas

Blog sobre eventos e acontecimentos no Centro Cultural Casarão em Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: