CNPEM – Luz Síncrotron, LNBio etc está aberto hoje para visitação ate 15 h com muitas atrações infantis

O CNPEM – Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais está aberto hoje para visitação publica do Laboratório Síncrotron, e os diversos outros laboratorios de alta tecnologia localizados na área da CIATEC Bosque das Palmeiras em Barão Geraldo . o evento gratuito chama-se “Ciência Aberta 2017”  e vai das 9 às 15 horas com diversas atrações cientificas para crianças, palestras e pessoas de todas as idades e estudos. Ele fica na rua Gilberto Scolfaro 10000 (antiga estrada da Telebras). fone (19) 3512-1010

O CNPEM é ainda pouco conhecido tanto em todo o pais como em Barão Geraldo onde fica ha  30 anos. É esse um dos maiores centros de pesquisa científicas nacionais  que coordena o LNLS Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, o LNBio ( Laboratório Nacional de Biociências oficialmente inaugurado em 2009), CTBE (de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, inaugurado em 2010) e o LNNano (Laboratório de Nanotecnologia, inaugurado em 2011). Mas ele surgiu so em 1997 a partir da implantação do LNLS em 1987 O ÚNICO  DE TODO o sul do planeta ! Vale a pena levar a criançada que haverá inúmeras atrações, lanches e palestras, filmes brincadeiras e muito mais tudo de graça como Experiências espetaculares com o Show da Física, Ciência e tecnologia de forma lúdica com o Laboratório Avançado de Bricks (LAB) móvel, Espaço educativo com o caminhão Oficina Desafio, palestras do CHopp com Ciencia , além de vistas e mostras e videos palestras nos oproprios Laboratorios acima

Visitas ao único acelerador de elétrons da América Latina, tours guiados pelas instalações dos Laboratórios do Centro, exposições, estações para manipulação de microscópios e palestras informais acompanhadas de um bom chopp são algumas das atividades programadas. Estarão disponíveis também brinquedos para as crianças e praça de alimentação com diversas opções de food trucks, show da física e caminhões com atividades interativas.

Além disso, os participantes terão a chance de conhecer mais sobre o Sirius – novo acelerador de elétrons do CNPEM – projetado pelo LNLS e considerado o projeto mais sofisticado da ciência brasileira, a fonte de luz síncrotron mais brilhante do mundo, que terá em seu núcleo um acelerador de elétrons de última geração.

VEJA PROGRAMAÇÃO MAPA E HISTORICO ABAIXO E NO SITE 

http://pages.cnpem.br/cienciaaberta/

19657363_1974686089224204_2567236067683673762_n

Em 1987 foi iniciado o projeto de construção da primeira grande infraestrutura científica brasileira, planejada para funcionar em um laboratório aberto e multiusuário, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, LNLS. Trinta anos depois, o Laboratório segue sua vocação pioneira com a construção do Sirius, a fonte de luz síncrotron mais brilhante do mundo, que terá em seu núcleo um acelerador de elétrons de última geração.

Para comemorar o sucesso desta trajetória, o CNPEM planeja uma série de eventos, voltados para diferentes públicos, que buscam, por um lado, resgatar a história da instituição e, por outro, preparar o futuro da tecnologia síncrotron, com o Sirius.

Para abrir as comemorações do aniversário, o LNLS inaugurou o seu novo site, com conteúdo totalmente novo e bilíngue, além de lançar a série de vídeos “Luz Pra Quê”, que traz entrevistas em que os usuários do laboratório apresentam suas pesquisas.

No meio do ano está planejada uma nova edição do “Ciência Aberta”, dia de visitação livre para o público, que deverá incluir visitas aos outros Laboratórios Nacionais do CNPEM. Mais informações sobre a data e as atividades previstas estarão disponíveis em breve.

Para o público acadêmico, está prevista a organização de um congresso sobre a tecnologia de luz síncrotron, que incluirá em sua programação momentos de resgate histórico e debates sobre as novas tendências na área. Haverá também uma cerimônia oficial comemorativa, com a provável presença de lideranças políticas e de personalidades importantes para a história do Laboratório.

Por fim, o LNLS realizará a primeira edição da “EBS: Escola Brasileira de Síncrotron: Fundamentos e Aplicações”, que acontecerá de 10 a 21 de julho no campus do CNPEM. Planejado como um curso regular, a ser realizado anualmente, a EBS irá apresentar os conceitos básicos da produção de luz síncrotron e suas principais propriedades, além de algumas técnicas e tecnologias específicas. São 70 vagas e as inscrições estão abertas até 3 de abril, pelo site do evento.

 

Trajetória 

A primeira fonte de luz síncrotron brasileira e do hemisfério sul começa a ser projetada em 1987 e é inaugurada 10 anos depois, em 1997. Até hoje segue como a única infraestrutura científica desse tipo em toda a América Latina.

Junto com o LNLS, surge também a semente daquele que se tornaria um dos principais centros de pesquisa do País, o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). A partir do sucesso do LNLS e de sua fonte de luz, foram lançadas as bases de atuação dos outros três laboratórios nacionais do Centro: LNBio (de Biociências, oficialmente inaugurado em 2009), CTBE (de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, inaugurado em 2010) e LNNano (de Nanotecnologia, inaugurado em 2011).

Conheça mais sobre a história do LNLS

banner_geral

 

 

 

Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

Extraterrestres

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres - Volte Sempre

CAMPINAS NOSTÁLGICA

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNALDEBARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

homofobiamata.wordpress.com/

G.G.B. - 37 ANOS ::: BANCO DE DADOS

Centro Cultural Casarão

a Casa de Cultura de Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: