Mia Couto fará palestra na Unicamp dia 19-6

O escritor moçambicano Mia Couto apresentará uma palestra no próximo dia 19, na semana dos 50 anos do IB – Instituto de Biologia da Unicamp. Mas o evento será na FCM, a partir das 14 horas, no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Mia COuto foi convidado porque também é biólogo e sua palestra será justamente sobre “Literatura e Biologia”.

Couto foi indicado mais de 15  vezes ao Nobel de Literatura e tem diversos premios. Foi vencedor do Prêmio Camões de 2013 e do Prêmio Neustadt de 2014, que é considerado o “Nobel americano” por ser o maior premio literario dos EUA. Seu maior sucesso foi o romance Terra Sonâmbula de 1992 que até ja inspirou o cinema. Esse livro foi considerado um dos dez melhores romances africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbábue de 1995, e faz parte da lista de livros obrigatórios para o Vestibular da Unicamp. O último livro publicado por Mia Couto foi Sombras da Água, lançado em 2016 no Brasil pela Cia. das Letras.  A frase mais famosa de Couto é ‘”A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos.”.

Mia Couto na Unicamp
Mia Couto durante o Congresso de Leitura do Brasil em 2007 na Unicamp

Biólogo de formação e jornalista, Mia Couto trabalhou após o fim da Guerra de Libertação Nacional como repórter da Agência de Informação de Moçambique e de outros veículos, atuando no jornalismo até meados da década de 80. Formou-se em 1985 no curso de biologia da Universidade de Eduardo Mondlane, sendo atualmente professor da área de ecologia desta instituição. Couto também é diretor de uma empresa especializada em avaliações de impacto ambiental na África.

A programação da palestra de Mia Couto terá início às 13h30 com uma intervenção cênica a cargo do Programa Aluno-Artista e também contará com uma apresentação do Apresentação Coral Zíper na Boca às 15h30, seguida de sessão de autógrafos. A Editora Unicamp promoverá a venda de livros do autor durante o evento. O auditório da FCM está localizado na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, na área hospitalar  da Unicamp de Barão Geraldo.

(Patricia Dias)

MIa

Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

Extraterrestres

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres - Volte Sempre

CAMPINAS DE OUTRORA

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNALDEBARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

homofobiamata.wordpress.com/

G.G.B. - 37 ANOS ::: BANCO DE DADOS

Centro Cultural Casarão

a Casa de Cultura de Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: