CEPAGRI UNICAMP PREVE MAIS CHUVA E MAIS FRIO

Apesar das chuvas intensas o CEPAGRI UNICAMP (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura preve que uma nova frente fria chega ao Estado de São Paulo amanhã e pode causar temporais, . “Podem ocorrer chuvas fortes porque estamos com temperaturas mais elevadas e há uma massa fria avançando do Sul. O contraste de ar quente e frio pode gerar temporais na sexta, quando a massa chega ao Estado”, disse a meteorologista Ana Maria Heminski de Ávila, diretora associada do Cepagri.
No caso das chuvas intensas que atingiram a Capital e o Interior de São Paulo nos últimos dias, ela disse que a previsão não errou. “A gente tinha colocado a previsão de chuva, pois tinha a probabilidade, mas ela veio de forma bastante intensa, o que era difícil de prever.”
Além de meteorologista, Ana é pesquisadora na área de agrometeorologia — as condições do tempo aplicadas à agricultura — e esteve à frente das análises dos eventos que atingiram o Estado de São Paulo há um ano. Ela definiu como uma microexplosão o fenômeno que espalhou destruição em parte de Campinas na madrugada de 5 de junho de 2016.
Houve ainda um tornado, seguido de microexplosão, em Jarinu, no dia seguinte, e algo também parecido com um tornado em São Roque. De acordo com a meteorologista, eventos extremos como esses são mais difíceis de se prever. “São situações que se formam muito rapidamente, não dá para dizer se vão ou não acontecer. Esses eventos extremos se formam e acontecem num espaço de 20 minutos. Só é possível acompanhar quando já está acontecendo.”
No ano passado também foram registradas chuvas intensas no início de junho no Estado, mês que é normalmente mais seco.
Desde o último fim de semana, além da Capital, as cidades de Francisco Morato, Sorocaba, Ribeira, Itapeva, Taquarituba e Apiaí relataram à Defesa Civil Estadual danos causados pelas chuvas. Entre segunda e terça, em Sorocaba, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 116,2 milímetros de chuva, muito acima da média esperada para o mês, de 67 milímetros. Os rios Tietê, Piracicaba, Capivari, Sorocaba e Atibaia registraram vazões até 100% acima da média histórica. Três rodovias ficaram interditadas por deslizamentos ou avarias causadas pelas chuvas — duas ainda não foram reabertas ao tráfego. (Dom CP)temporal-barao-geraldo-3
Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

Extraterrestres

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres - Volte Sempre

CAMPINAS NOSTÁLGICA

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNAL de BARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

INÍCIO

Pesquisa: EDUARDO MICHELS / Coordenação: LUIZ MOTT

Centro Cultural Casarão

a Casa de Cultura de Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: