Máscaras balinesas encerram a Mostra Barracão Teatro

(da Carta Cps)

A Mostra Barracão Teatro, que começou no dia 6 de junho, chega ao fim no próximo final de semana com a apresentação do espetáculo “Uma Irremediável Escolha”, do grupo convidado Desembargadores do Furgão. Com direção de Tiche Vianna, o espetáculo utiliza máscaras balinesas e mistura música, dança, teatro e mágica. As apresentações acontecem no dia 18 de julho, sábado, às 20h, e 19 de julho, domingo, às 19h, no Barracão Teatro, localizado no distrito de Barão Geraldo.

“Uma Irremediável Escolha” é um espetáculo cômico de máscaras teatrais que coloca uma companhia de artistas no conflito entre seguir a tradição ou aventurar-se na realização de um sonho. Para isso, quatro atores se utilizam de oito diferentes máscaras trazidas de Bali, na Indonésia, e contam uma história criada nos moldes das comédias populares tradicionais, com uma estrutura dramatúrgica simples e encantadora, colocando em diálogo o teatro, a dança, a música e a mágica.

Assim, o grupo Desembargadores do Furgão cria um universo fantástico e surpreendente, através de um espetáculo feito para ser apresentado em locais abertos, possibilitando o encontro do público com temas importantes de forma lúdica e poética.

O grupo Desembargadores do Furgão surge em 2013 do encontro entre oito máscaras vindas de Bali, na Indonésia, e seis artistas em busca de fazer um teatro ao mesmo tempo popular e de qualidade, capaz de atingir um público amplo e, muitas vezes, com pouco acesso à cultura. Tanto os quatro atores quanto os dois músicos mergulharam na desafiadora pesquisa de transpor para a cena de rua brasileira as máscaras dos bondrês – palhaços – da tradição teatral balinesa do Topeng e dialogar com o contexto sociocultural que as cerca.

umairremedia_velescolha2_por-Laura-Franc_ozo-640x424Os atores e músicos do grupo Desembargadores do Furgão são todos formados pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Durante seu percurso, o grupo entrou em contato com o trabalho de profissionais importantes no campo das máscaras como Esio Magalhães, Fernando Linares, Carmencita Palermo, Enrico Bonavera, que contribuíram tanto na sedimentação e aprimoramento de técnicas com máscaras quanto no processo de criação de cada personagem, suas composições físicas, gestuais, vocais e de caráter.

A pesquisa e utilização de máscaras balinesas é ainda algo recente e relativamente escasso no panorama do teatro brasileiro. Com exceção de poucos grupos, como o Amok Teatro e a Cia dos Bondrês, não existem muitas referências práticas desse trabalho no Brasil. Assim, para além do trabalho dessas companhias, o grupo Desembargadores do Furgão foi buscar inspiração teórica e prática em pedagogias mais gerais, elaboradas para a utilização da máscara teatral no trabalho do ator provindas da metodologia de Jaques Lecoq e em técnicas desenvolvidas a partir da apropriação e diálogo no uso da máscara da Commedia dell’Arte no contexto urbano brasileiro, proposta por Tiche Vianna, do Barracão Teatro.

Os ingressos para a apresentação são no chapéu, o valor é definido a critério do expectador.

Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

Extraterrestres

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres - Volte Sempre

CAMPINAS DE OUTRORA

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNALDEBARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

QUEM A HOMOFOBIA MATOU HOJE ?

G.G.B. - 37 ANOS ::: BANCO DE DADOS

Centro Cultural Casarão

a Casa de Cultura de Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: