ônibus voltam a aceitar pagamento em dinheiro, vereador critica

iComo se não bastasse dirigir um veículo imenso carregado de seres humanos e ter que se preocupar também em fazer o trabalho do cobrador,   com o maior tempo de atraso e o já  excessivo stress com o trânsito, acidentes  e preocupação com possiveis assaltos, os motoristas de ônibus terão de se preocupar agora também com o troco aos passageiros. Pois com o fim do Bilhete 1 viagem eles poderão receber a passagem em dinheiro. A Transurc aposta que poucos irão pagar com dinheiro.

Não durou muito tempo. Implantado em outubro passado  o Bilhete Único e o Bilhete 1 viagem  era obrigatoriamente a unica forma de pagamento de tarifa, e por isso, teve que ser vendido pelos motoristas com a cobrança do cartão. Mas apesar de milhares de criticas e da não aceitação popular, a medida foi positiva segundo a Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas).  Além de reduzir os assaltos a quase zero nos ônibus, induziu ao uso apenas dos cartões:

“Esse modelo contribuiu para o aumento da adesão ao Bilhete Único, que oferece muito mais vantagens ao usuário, como a possibilidade de utilizar até três ônibus em um período de duas horas. Desde outubro, o índice de adesão ao cartão eletrônico subiu de 70% para 98,5%”, informa Belarmino da Ascenção Marta Junior, presidente da Transurc.

“A cada 200 pessoas que passavam pela catraca, três pagavam com Bilhete 1 Viagem. Este deve ser o número de passageiros que devem usar o dinheiro nos ônibus”, falou o diretor de comunicação e marketing da Transurc, Paulo Barddal.

Outro efeito foi a redução do número de roubos. Desde outubro do ano passado, com o início do pagamento exclusivo de tarifa com cartão eletrônico, o número de assaltos vem caindo. No ano passado, houve 424 ocorrências (média de 35,3 assaltos mensais), contra apenas oito ocorrências em 2015 (média de 1,6 assalto por mês).

Vereador critica decisão 

O vereador Pedro Tourinho publicou nota em seu blog criticando a decisão de voltar a aceitar dinheiro pois isso mostra, segundo ele,  que a verdadeira razão de acabar com a função era apenas para reduzir os custos das empresas e explorar ainda mais os motoristas: “A principal justificativa para a demissão dos cobradores no ano passado era o fim do dinheiro, e ele voltou. Além disso, o motorista, que já cumpre sua função, dirigindo, cumprindo horário, entre outros, tem que receber o dinheiro, o que constitui dupla função.  Segundo Tourinho, tal decisão é considerada ilegal e há varias ações na Justiça  em outras cidades e mais essa decisão precariza ainda mais o transporte público em Campinas

Vejam http://www.pedrotourinho.com.br/2015/06/sessao-da-camara-emdec-retorna-dinheiro-nos-onibus-e-mostra-real-motivo-da-demissao-de-cobradores/

Validade
Mas quem ainda tiver o Bilhete 1 Viagem em casa poderá continuar a utilizá-lo normalmente, pois os cartões já comercializados não perdem a validade segundo a Transurc. Também continua valendo por tempo indeterminado o reembolso de R$ 2,00 pelo “casco”. Para fazer o resgate, o usuário deve levar o cartão ou cartões à Transurc ou aos postos autorizados.

Usuários do transporte público que ainda não têm o Bilhete Único também podem solicitar o cartão sem custos. Ele pode ser feito por qualquer pessoa, mesmo não residente em Campinas, mediante apresentação de CPF e RG.

Anúncios

Sobre jornaldebarao

um jornal a serviço de Barão Geraldo

Um Comentário

  1. Orlando

    O golpe funcionou: “A principal justificativa para a demissão dos cobradores no ano passado era o fim do dinheiro, e ele voltou”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Amprovic

Associação de Moradores e Proprietários Village Campinas

Extraterrestres

Seja bem vindo ao Site Extraterrestres - Volte Sempre

CAMPINAS DE OUTRORA

Cultuarei fatos históricos de Campinas através de imagens, textos e eventos relevantes para a nossa cidade. Sejam bem-vindos, assim como as contribuições que queiram enviar. E-mail: lcs.camargo23@gmail.com

The Barão Herald

O jornal que Barão merece.

PIBID HISTÓRIA UEPB - Campus I

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

JORNALDEBARÃO

jornaldebaraogeraldo@gmail.com

Compulsões

Partilho do que conheço para que outros aproveitem como já aproveitei

QUEM A HOMOTRANSFOBIA MATOU HOJE ?

G.G.B. - 37 ANOS ::: BANCO DE DADOS

Centro Cultural Casarão

a Casa de Cultura de Barão Geraldo

%d blogueiros gostam disto: